A vontade de escrever em um blog vem do fato de ser um grande leitor de blogs. Hoje minha principal fonte de informação sem dúvidas é a internet secundada pelo rádio, que vem sendo meu último (mas inabandonável) ponto de contato com a velha mídia. Sendo assim, acho interessante fazer um breve exercício de análise dos blogs que acompanho e, se possível, conhecer as opiniões de vocês e quem sabe até ganhar alguma sugestão que possa ser acrescida à minha lista.
Como circulo bastante pela minha cidade (São Paulo) eu os acesso basicamente pelo celular, usando o leitor de feeds do navegador Opera, o que permite que eu monitore periodicamente a publicação de posts novos.
Ei-los:
O primeiro ponto a ser destacado é a multiplicidade de opiniões. Evidentemente busco opiniões e análises à esquerda. Não vou assinar o feed do Reinaldo Azevedo à bem de minha sanidade hepática e mental. Além de boas análises valorizo um bom texto. Minhas opções de cobertura esportiva evidenciam isso: Mauro Beting, Flavio Gomes e Rodrigo Barneschi (o responsável pelo Forza Palestra - sim, sou palmeirense) possuem três dos melhores teclados (em outros tempos diríamos "as melhores penas do jornalismo") da blogosfera esportiva.
Dos blogs que não tem a política como prato principal, costumo ler o Blue Bus (felizmente redivivo, após a morte de seu criador Julio Hungria), a Rosana Hermann que sempre traz novidades - conheci o twitter por ela, aliás, além de reflexões que concordando ou não, gosto de ler.
Acompanho tambem o Parabólica, do José Armando Vanucci, para ver as audiências cada vez mais declinantes da Globo, e um que fala exclusivamente de um tema muito querido para mim: o RADIOAMANTES, dos competentíssimos Rodney Brocanelli e Marcos Lauro, que fazem um trabalho de formiguinhas para manterem no ar um blog sobre uma área onde abundam as más notícias ultimamente (mortes, demissões, rádios arrendadas para Igrejas e contratações de Danilos Gentilis...). Outro que recomendo é o Cinegnose, com análises aprofundadas de filmes sob um olhar diferente dos críticos habituais.
Altamiro Borges é uma referência para todos aqueles que sonham com uma mídia livre no Brasil.O Centro de Estudos de Mídia "Barão de Itararé" por ele idealizado é um grande produtor de conteúdo para quem se interessa pelo assunto e o blog é uma das principais fontes de difusão desse material.
O Blog da jornalista Milly Lacombe consegue aliar qualidade de texto e informações advindas do mundo acadêmico que são muito úteis em um debate.Ou seriam, se a direita quisesse debater...
O Conversa Afiada sempre foi para aqueles momentos de desânimo. Do ponto de vista informativo talvez não seja o meu preferido, mas as ironias do Paulo Henrique Amorim e as charges do Bessinha são bastante úteis para "levantar o moral da tropa"
O Diário do Centro do Mundo é um dos meus preferidos: ele equilibra o noticiário diário com saborosas análises por parte dos irmãos Nogueira, em especial quando eles revelam bastidores do mundo da mídia impressa, que tão bem conhecem.
O GGN do Luis Nassif é um dos mais completos, equilibrando notícias e análises. Aparentemente conta com uma redação com vários profissionais e, vantagem importantíssima, abre espaço para música de qualidade com alguma frequência.
Os blogs da Maria Frô, do Renato Rovai e do Rodrigo Vianna (Escrevinhador) estão abrigados no Portal da Revista Fórum. Sobre eles, posso afirmar: todos tem alma de repórter. Já encontrei os três em eventos da esquerda e manifestações e vi de perto como colhem suas informações: no calor dos fatos. Além disso, a experiência deles permitem as melhores análises feitas em solo paulista da conjuntura.
O VIOMUNDO, de Luiz Carlos Azenha, O Cafezinho, de Miguel do Rosário e o Socialista Morena, da carismática Cynara Menezes apontam para o futuro: o crowdfunding e as assinaturas. Se como modelos de negócio estão perfeitamente adequados aos desafios futuros da imprensa independente, editorialmente tem momentos brilhantes. As análises do carioca Miguel do Rosário são sempre carregadas de sólido embasamento humanístico e cultural. O VIOMUNDO talvez seja o melhor blog para tratar de temas de saúde com o trabalho da premiada Conceição Lemes. Se é verdade que as pessoas podem ser conhecidas pelos seus inimigos, podemos afirmar que a jornalista Cynara Menezes é das pessoas mais legais do jornalismo: ela tem tanta facilidade para atrair trolls fascistas, midiotas e direitistas tacanhos que sem dúvida isso só reforça tudo de positivo que penso sobre ela (ainda que tenha certeza de que ela não merece tanto patrulhamento). Além disso, ela possui um texto saboroso, daqueles que dá gosto de ler, reler, ler de novo...
Ricardo Kotscho trabalhou no Planalto com Lula em seu primeiro mandato, mas sua descrença no governo tem sido tão patente que penso seriamente em em excluí-lo desse rol. Digamos que ele está sob observação.Como vocês perceberam, tenho também o feed de notícias do Diretório Municipal do PT de São Paulo. Sabe quantos textos eles já publicaram nesses 3 meses que estou inscrito para ler suas atualizações? Nenhuma...aí, convenhamos, fica difícil...
0 comentários :
Postar um comentário