Temos a Bandeira do Estado de São Paulo:
É uma bandeira bonita, não acha.
Mas, pense bem, foge do tradicional figurino cromático.
A maioria das bandeiras dos Estados brasileiros carrega o verde, amarelo, azul e branco. As mesmas do Pavilhão Nacional.
Poucos são os Estados cujas bandeiras não possuem o verde, amarelo, azul, branco.
Á bandeira do Estado de São Paulo é uma delas. Mesmo tendo em sua configuração um mapa do Brasil, na cor azul. Cor não-oficial do Estado de SP,
Você viu amarelo nas estrelas, muito bem.
Mas o Estado de SP tem apenas três cores: vermelho, branco e preto.
A bandeira paulista é listrada. Portanto, inspirada nesta bandeira.
Ao trocar as cores das listras e do espaço retangular no canto superior esquerdo, é, como se diz, "seis por meia dúzia".
Agora temos a bandeira do Município de São Paulo.
Também é bonita, não acha?
É uma cruz de malta, herança portuguesa, estendida aos quatro cantos da bandeira branca. Com as armas do Município no centro da cruz. escrito assim: NON DVCOR DVCO. Traduzindo, do latim: "Não sou conduzido, conduzo". A frase do brasão paulista está escrito assim: PRO BRASILIA FIANT EXIMIA. Para o Brasil, façam-se grandes coisas.
Paulistano não gosta de ser conduzido, principalmente por Brasília. Prefere ser seu próprio país, seja a cidade ou o Estado de SP. Preferem ser conduzidos por Copenhague, Estocolmo, Helsinque ou Oslo, capitais escandinavas.
Você não entendeu? Quer que eu desenhe? Então vamos lá:
As bandeiras da Dinamarca e da Finlândia estão na primeira linha. Islândia e Noruega estão na segunda. A da Suécia, na quarta linha.
Tem a bandeira do Reino Unido, a Union Jack, a da Inglaterra, a famosa Cruz de São Jorge. Mas não se aplica aqui.
Paulistano é um escandinavo, ou quer ser um. Os bandeirantes, que partiram de SP eram vikings terrestres, invadiram aldeias, saquearam índios e descobriram ouro. Mas os vikings eram mais cordatos. O paulista deseja ser um estadunidense. Querem fazer o 9 de Julho deles o 4 de Julho da Terra do Tio Sam.
Tanto um como o outro sentem vergonha do país onde vivem.
E eu lhe pergunto?
Seria uma coincidência?
0 comentários :
Postar um comentário