Home » » GLOBO 50 ANOS

GLOBO 50 ANOS


Como não poderia deixar esta data passar em branco, vamos a alguns fatos, digamos, pitorescos desta que é a terceira maior emissora do mundo (Grande coisa!)

1984: Carnaval do Rio de Janeiro.

Não sou lá muito fã da folia, uma vez que sou protestante (não gosto da palavra evangélico, muito estigmatizada), mas vale um registro. O governador era o saudoso Engenheiro Leonel Brizola, do PDT. Seu vice, o Professor Darcy Ribeiro (preparem o lenço). A emissora do Jardim Botânico que, graças ao famoso caso PORCOnsult (Proconsult, mas eu resolvi fazer este trocadilho), passou a ser alvo do caudilho de Carazinho. Para a Plim-Plim, quem deveria ter ganho era o “Gato Angorá”, Wellington Moreira Franco, então no PDS (ex-Arena) da nada saudosa ditadura (ou “Revolução” para a direita). Hoje, o “Angorá” é correligionário de Eduardo Cunha (o quarto filho do “Doutor” Roberto) no PMDB local.

Mas o que me chama a atenção é que o Engenheiro Leonel fora ridicularizado pelo pasquim do “Dr.” Roberto Marinho: O GLOBO, sendo comparado ao prefeito Odorico Paraguassú, “O Bem Amado”, que nunca inaugurara o Cemitério de Sucupira. O Sambódromo, que já abrigou um CIEP (escola de tempo integral, idealização do Prof. Darcy) era o “elefante branco” do caudilho, para o jornalão carioca.

O Engenheiro e o Professor inauguram o Sambódromo, com protestos e lamúrias da emissora do “Doutor” Roberto Marinho.  Nada adiantou, o “elefante branco” do Odorico saiu do papel. E, preparem o lenço de novo, quem transmitiu os desfiles era uma outra emissora carioca, também da Zona Sul, cujos estúdios foram projetados por Oscar Niemeyer (lenço na mão), o arquiteto de Brasília, do Sambódromo, do Memorial da América Latina (SP), etc. Era a Rede Manchete, que entrou no ar em junho de 1983, canal 6 do RJ.

“Mas chegou o carnaval...”, como se ouve na música Retalhos de Cetim, de Benito di Paula. E a Rede Manchete ganhou a exclusividade do desfile, em represália ao canal 4 (Globo). A emissora dos Marinho ficou enfurecida. Mas, decisão feita, sigamos em frente. A Manchete derrotou a Globo na audiência. E um grito ecoou na avenida: O POVO NÃO É BOBO, ABAIXO A REDE GLOBO. E o Engenheiro deu o troco no “Doutor”.

Podíamos falar de outros assuntos, mas isto é para outra ocasião.


0 comentários :

Postar um comentário

Postagens populares

Uma declaração de amor: Pátria Amada, Brasil!

Comp@sNet - 2015. Tecnologia do Blogger.

Curta e Compartilhe

Página no Twitter

Revista PETRALHA 8ª Edição

Acesse nosso Jornal

Acesse o Nosso Flip

Estamos te esperando

  • Estamos te esperando!

    Você que ama a democracia, venha ser um Comp@sNet...

    Saiba Mais

Redes Socias

Informação de Verdade

Vem ser um

Se você defende a Democracia com unhas e dentes e está incomodado com o que as nossas Instituições, pautadas pelo Cartel Midiático, estão fazendo com o nosso País, venha fazer parte dos ARTICULISTAS do Blog Comp@sNet. Aqui você poderá dizer o que pensa com mais liberdade e da forma mais sincera e honesta possível, não precisando economizar palavras e nós divulgaremos em todas as Redes Sociais ao nosso alcance. Veja aqui como funciona:

Video Sugerido


Vídeo Convocação


Desafio

Postagens populares

Clique e conheça

 
CompasNet © 2015 CompasNet