Sou entendido em transportes de passageiros de curta e longa distância. Uma vez tuitei com o Fernando Miller sobre o transporte aéreo, que adquiriu nos governos Lula/Dilma, um protagonismo irreversível, ante o modal rodoviário. Lembrei-me de que, antes da Rodoviária do Tietê (Gov. Carvalho Pinto) ser inaugurada em 1982, pelo então governador Paulo Maluf, já no ex-PDS, havia a Rodoviária da Luz, próximo à Praça Júlio Prestes, no Centro da capital. Inaugurada nos anos 60, sempre esteve lotada, conforme as fotos do portal São Paulo Antiga.
Naquele tempo, havia a Rodoviária da Luz e, se não me engano, uma na Baixada do Glicério, com linhas destinadas à Região NE, embaixo do Minhocão, entre as Avenidas do Estado e 23 de Maio, próximo à Sede Mundial da Igreja Deus É Amor.
Com a chegada do Metrô, em 1974, novas rodoviárias seriam construídas de forma que a distribuição dos passageiros fosse centralizada. O terminal do Jabaquara, para a Baixada, é de 1977. O do Bresser (Bresser-Mooca), já extinto, é de 1988. Viagens para BH e cidades históricas mineiras. O Palmeiras-Barra Funda, para quase todo o PR (exceto Curitiba e Paranaguá), MT, MS, RO, AC e regiões do Interior de SP, além de cidades fronteiriças da Bolívia, é de 1989.
Planejavam-se novas rodoviárias: Penha, Itaquera e Vila Sônia. Penha e Itaquera para mais fácil acesso à Ayrton Senna e Dutra. Vila Sônia, para a Régis Bittencourt e Raposo Tavares.
Nenhuma destas três sairiam ou sairão do papel. Em virtude do declínio do transporte rodoviário ante o modal aéreo. Mesmo concentrado em 3, 4 companhias, os aviões vem "roubando a cena" e, mesmo em cenário não tão promissor assim, pelo menos segundo o PIG e seus "especialistas" de plantão, o número de passageiros de avião não para de crescer. Para tristeza do Camilo Cola, da Itapemirim e de outros empresários do setor rodoviário de passageiros: 1001, Cometa, Real Expresso, e outras bandeiras.
Basta dar uma olhada no Terminal Carvalho Pinto, o do Tietê (Portuguesa-Tietê). É bem menos movimentado do que os Aeroportos, tanto o de Congonhas, quanto o de Cumbica. Entre 1992 e 2012, perdeu 44% da movimentação. Bem ao contrário da Rodoviária da Luz, quando em operação. Nas capitais e principais cidades do País, o quadro se repete. É o "caosaéreo" do PIG.
Falávamos sobre a futura Rodoviária de Itaquera, que será uma estação de ônibus urbano e intermunicipal. Em vez de ser uma rodoviária interestadual, assim como o da Vila Sônia, devido ao declínio do modal rodoviário ante o aéreo (principalmente de longa distância). Uma destas linhas que parte deste terminal tem sido um "cartão de visitas" da Administração Haddad. A linha 4310-10, que parte de Itaquera ao Terminal Parque Dom Pedro II, no centro da Capital.
É uma linha que parte do Terminal anexo à Estação Corinthians-Itaquera do Metrô e tem poucas paradas. Mas o mais surpreendente disto é que a "Golden Line" ou "linha dourada", como os passageiros a apelidam, em virtude dos ônibus articulados serem da cor amarela (Consórcio 3 - Leste), ser mais rápida do que o Metrô da Linha 3 - Vermelha (Corinthians-Itaquera até Palmeiras-Barra Funda).
Pra quem mora na Extrema Zona Leste: Cidade Tiradentes, José Bonifácio, Guaianases e região, é "uma mão na roda". Sabendo-se que as plataformas da estação metroviária, principalmente nos horários de pico matinal, de segunda a sexta-feira, não comportam o número de passageiros suficiente, o Prefeito Fernando Haddad, sabiamente, implantou esta linha rodoviária de apoio. Isto porque ainda temos o trem Linha Coral da CPTM, que para em Corinthians-Itaquera, Tatuapé, Brás e Luz, o Expresso Leste. Também é rápido, mas muito lotado, nos horários de pico.
Esta linha de ônibus, a 4310-10, é a última colocada nas reclamações para a SPTrans, a empresa que gere o transporte urbano municipal, no lugar da saudosa CMTC. Poucas reclamações, muitos elogios.
Ainda há muito a ser feito pela atual administração, não é hora de acomodação, e o prefeito Haddad sabe disso. Mas devamos reconhecer quando o esforço dá resultados. Agora, siga o link com uma reportagem extraída do Youtube para embasamento de nosso texto. E bom fim de semana a todos.
0 comentários :
Postar um comentário