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MODUS OPERANDI





Há uma ex-pequena rede de farmácias no município de São Paulo que pode ser considerada um fenômeno.Com apenas quatro lojas físicas, todas na mesma avenida, ela consegue oferecer preços iguais ou menores que outras drogarias que possuem presença nacional e, portanto, mais escala em suas compras junto aos laboratórios e maior poder de negociação.
Dois aspectos chamam a atenção no modus operandi dessa empresa em suas, digamos, relações com a sociedade. O primeiro: ela se vale integralmente do trabalho de funcionários de uma cooperativa cujo endereço era, quanta coincidência, na mesma Avenida de suas quatro lojas. Como se sabe, o trabalho cooperado não oferece ao trabalhador as mesmas garantias que a CLT impõe. Para os patrões, é o mundo ideal: paga-se à cooperativa um X por cooperado e ela disponibiliza o pessoal para as atividades da empresa contratante remunerando-lhes com X-Y.
Como é razoável supor que o dono da rede farmacêutica tenha, digamos, voz atuante na administração da cooperativa, imaginem como a situação acima agrava-se.
Há registro de inquéritos movidos contra seu proprietário por receptação de carga roubada (imaginem de que produtos), sonegação de impostos e até falência fraudulenta, que visou prejudicar credores trabalhistas.
O outro aspecto relevante dessa empresa é sua estratégia de marketing. Boa parte dos programas populares da televisão  são patrocinados por essa empresa. Muitos deles, de cunho religioso. Seu proprietário adora as câmeras e os microfones, que por sua vez adoram o dinheiro por ele injetado.
Notaram duas coincidências com temas que nos são muito caros em nossa militância ? Não há como ler esse texto sem fazer um link direto com a aprovação do Projeto de Lei 4330 que versa sobre a terceirização. A manobra feita pelo empresa aqui retratada agora vai ser facilitada caso seja sancionado o texto da forma em que hoje ele está. Apesar de não termos grandes esperanças com o Senado, sempre podemos esperar pelo bom senso e o veto presidencial. #VETADILMA
 Outra “coincidência” é o silêncio de uma mídia literalmente comprada. A quem interessa fazer jornalismo investigativo contra um grande anunciante?


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