Semana passada Lula alertou sobre o fato de os petistas terem envelhecido, de só quererem saber de cargos e que o partido precisava ser revolucionado. Faz algum sentido se pensarmos no conceito de militância que fez o PT ser o que foi até o advento das redes sociais. Talvez hoje não tenhamos mais pessoas dispostas a rodar panfletos no mimeógrafo e distribuí-los nas portas das metalúrgicas antes do início da jornada daqueles trabalhadores. Sou do tempo de, nos dias de eleição, pegar gratuitamente minha bandeira e ir para a porta das escolas onde havia eleição para fazer boca de urna. Hoje, quando pratico atos típicos de militante em tempos eleitorais, sou questionado por outros "petistas" sobre pra quem trabalho ou o quanto ganho. Definitivamente, meu amor à camisa está fora de moda e, nesse aspecto, Lula tem razão. É preciso revolucionar o partido. Por outro lado, e eis a grande crítica que faço ao PT atualmente, ainda existe sim pessoas com a mesma paixão pelos ideais basilares do partido dispostos a fazer o trabalho de sua divulgação. Essas pessoas estão nas redes sociais, sobretudo no Twitter. Da mesma forma que o Facebook é o lar dos Revoltados on Line e o Whatsapp o aplicativo propício para mentiras travestidas de notícias (Youssef foi envenenado, lembram?) avalizadas pelo remetente, sempre uma pessoa próxima, o microblog tornou-se o habitat propício para quem defende o PT, Lula e Dilma.
Para citar o exemplo caseiro, foi pelo Twitter que @silviosaba convocou 'compas' para montarem esse blog, desafio de pronto por mim (@flimamiller) e pelo @David_CEPROM. O curioso é que cada twitteiro tem sua especialidade, e todos juntos formamos um mosaico informativo rico e plural. Os mais retwittados são aqueles que diariamente desconstroem as versões da grande mídia. Citar nomes seria injusto.Há outros que são especialistas em fazer uma leitura macro dos fatos e demonstrar a relação entre eles. Há aqueles cujas capacidade mobilizadora incendeia os demais, fazendo "subir" hashtags e, com isso, dando visibilidade à agenda. Há os fundamentais humoristas, que com suas tiradas e seus memes nos fazem rir e pensar, tornando nossas pautas palatáveis para plateias maiores.Há também aqueles que divulgam textos da blogosfera. Diversos jornalistas egressos da velha mídia, não compactuando com a visão patronal, constituíram seus próprios veículos com opinião e informação não necessariamente isentas, mas certamente não comprometidas com grandes interesses políticos/comerciais.
O presidente do PT, Ruy Falcão, ele mesmo usuário do twitter, demonstra não saber o potencial dessa máquina espontânea que se formou em prol do PT. A maior prova dessa força é a constância das acusações da existência da famigerada "bolsa-twitter" e de que muitos de nós somos robôs. Tenho para mim que Lula não conhece a ferramenta. Se conhecesse, como bom torneiro mecânico, saberia usá-la mais e melhor que os "especialistas" em comunicação do partido. Quando tivemos subsídios mínimos (o Muda Mais, ano passado, por exemplo) reelegemos Dilma. O PT que Lula procura está no Twitter e com muita vontade de se manifestar sem a limitação dos 140 caracteres.
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